quarta-feira, 27 de junho de 2012

1º projeto "Faça Você mesma" (DIY) - Pátina

Olá!!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer o carinho, os comentários e "feedbacks" das leitoras do Luxentas com respeito ao blog. Estou amando e ficando cada vez mais motivada a escrever aqui. Vou também tentar atender a todas as sugestões assim que for sendo possível, tá. ;)

Já sobre um dos posts passados, com respeito a dica de filme nos cinemas (veja aqui), muitas amigas e leitoras foram assistir ao filme nos cinemas e APROVARAM. Me falaram que o filme é lindo contudo se for ver com o namorado ele vai dormir no filme MESMOOO!! rsrs

Bem, agora vamos ao que interessa.... meu primeiro projetinho 'faça vc mesma' (FVM) super fácil!!

Peguei um suporte de madeira "penduricalho" meio sem graça (que tenho já faz algum tempo!!) e dei uma melhorada nele fazendo um trabalho de pátina. A intenção é fazer uma mudança radical em todos os móveis do meu quarto (uma amiga arquiteta super me encorajou a fazer) mas vamos devagar, ne?



Não foi necessário lixar essa madeira (é importante observar se a superficie da madeira está pronta pra receber a tinta, por exemplo sem verniz, caso contrário é bom lixá-la para receber melhor a tinta).

É sem cheiro mesmooooo e seca rápidinho. Simplesmente amei!!

O próximo passo é pintar. me divirto horrores Utilizei essa tinta da Sherwin Williams - Esmalte a Base de Água na cor branca. Na lata estão as instruções direitinho mas você pode optar por não diluir a tinta com água se preferir ela mais consistente. Eu preferi adicionar um pouquinho de água para fazer as primeiras mãos de tinta.
Utilizei um plástico pra não sujar a mesa... e a sujeira só ficou no plástico mesmo. ;D Fora que por ser a base de água é facil de limpar, com um paninho úmido saí tudo.
Com 15 minutos a tinta já está quase seca. Então fiz a primeira mão e esperei 15 minutos mais ou menos para passar a segunda mão de tinta. Depois esperei 30 minutos (vi que estava bem sequinha) virei a madeira e pintei "as costas", da mesma forma com duas camadas. Dei uma trégua de 1 hora e pintei de novo a frente do suporte de madeira. Prontinho!!

...Acabei ficando empolgada e pintando vários outros objetos de decoração enquanto esperava a tinta do suporte de madeira secar... hehehe



Depois hora de dar um toque envelhecido a peça desgastando levemente as pontas e as laterais com a lixa. Mas só fiz isso no dia seguinte pra ter certeza que estava tudo sequinho mesmo. Também acrescentei umas pedrinhas de strass e renda branca (coladas com cola de silicone comprada na galeria do ouvidor) para dar aquele ar delicadinho e expor meus colares "com graça".

Ajuda muito a visualizar as bijus (que muitas vezes até esquecemos que temos).

A renda também pode ser utilizada para pendurar brincos.

Detalhe do strass. Uma "meia perola" de biju tbm ficaria legal e vintage, ne?!
É possivel pendurar vários cordões sem que fiquem embolados (sabe quando vc está com pressa e um colar embola no outro?) hahaha

E aí, o que acharam? Estou até pensando em fazer mais alguns pra vender. Será?? rsrs

Vou postar um outro trabalho que fiz de pátina super fácil porém diferente deste. Fiquem atentas aos próximos posts tah!!

ahh... indico o Blog 'Minha Casa, minha cara' que sempre tem dicas de projetos FVM e idéias de reciclagem/reaproveitamento de materiais para decoração ou outras utilidades. ;)

beijinhossss

2 comentários:

  1. ouuuuuuuuu quero um desses, meus colares estão todos bagunçados....affffff...vou cobrar da Taninha..tá me devendo um ,.....rsrsr
    bjosssssss ficou mara,,

    ResponderExcluir